pilates-para-gestantes-beneficios

Pilates um grande aliado para as gestantes

Os exercícios de Pilates podem ser incríveis para ajudar na saúde da gestante, fortalecendo e tonificando todos os músculos de seu corpo. Isso proporciona menos dores nas costas, maior facilidade para se movimentar e um bom humor para realizar atividades diárias.

Tudo isso contribui para que a chegada do bebê seja mais tranquila.

Principais benefícios do Pilates na gestação

Praticar Pilates durante a gravidez é benéfico, pois ajuda a suportar o peso da barriga e previne o inchaço. A prática também reduz o risco de incontinência urinária na gravidez e após o parto.

Além disso, acalma o bebê, diminuindo a quantidade de cortisol na corrente sanguínea da mãe, que é o hormônio produzido quando estamos cansados ou estressados.

Aprender a respirar de maneira profunda e controlada é recomendado para os momentos de contrações e o próprio parto. Esta técnica respiratória melhora a sensação durante esse momento tão importante.

Frequência ideal na prática de pilates

É importante se lembrar que cada exercício deve ser ajustado conforme o trimestre e condição física da gestante, sendo executado com calma e cuidado.

O Pilates é adequado para gestantes e pode ser praticado três vezes por semana devido ao seu baixo impacto.

A partir do oitavo mês, é necessário conferir o tamanho e o peso da barriga em conjunto com o seu instrutor para identificar o momento certo para parar, levando em conta o grau de dificuldade e conforto da aluna.

Quando não praticar Pilates na gravidez

Praticar Pilates é altamente recomendado, desde que a mamãe e o bebê estejam saudáveis e que o profissional responsável tenha experiência na área. Esta é uma forma segura de minimizar os riscos durante a gravidez.

É essencial que o médico saiba que ela está fazendo Pilates, já que em alguns casos é preferível que ela não faça nenhum tipo de atividade física.

Sobretudo quando há alto risco de aborto, se as contrações forem frequentes, ou se doenças cardíacas ou pulmonares forem detectadas.

Em circunstâncias como estas, não se recomenda nenhum tipo de exercício físico que possa comprometer a saúde da mãe ou do bebê, isso inclui o Pilates.

Compartilhe com um amigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email