Pele seca mitos e verdade

Tudo o que você precisa saber sobre a pele seca: mitos e verdades

Todos nós já passamos por um momento em que nosso corpo precisou lidar com a pele seca. Uma vez que a pele seca é um problema comum, muitas pessoas que a experimentaram também se perguntam: o que devo fazer? Há fórmulas mágicas ou soluções definitivas para a pele seca? Se isso pode ser um problema desafiador, vamos desmistificar os mitos sobre a pele seca para que você possa cuidar de sua pele de maneira ideal.

O que causa a pele seca?

A pele seca é uma condição caracterizada por uma quantidade insuficiente de água na camada superficial da pele, também conhecida como camada córnea. Essa condição faz com que o tecido da pele fiqueáspero e desconfortável.

Existem vários fatores que desencadeiam ou agravam a pele seca. Entre eles, destacam-se: clima seco, banhos muito quentes, produtos de limpeza ácidos, exposição excessiva ao sol, uso de equipamentos de piscina e sauna e tabagismo.

Como prevenir a pele seca?

Existem alguns tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas da pele seca. Uma boa opção é aderir a banhos curtos em água morna, com o uso de sabonetes suaves e hidratantes, que não irritam a pele. Aplicar óleos vegetais ou cremes hidratantes logo após o banho também ajuda a manter a umidade na pele. No inverno, pode ser útil usar luvas para proteger as mãos dos ventos frios. Além disso, é aconselhável evitar a exposição excessiva ao sol, bem como produtos de limpeza com fragrância e álcool, que podem secar ainda mais a pele.

Mitos sobre a pele seca

Existem alguns mitos comuns sobre a pele seca que precisam ser desmascarados. Por exemplo, muitas pessoas acham que usar óleos e outros produtos no rosto é prejudicial, mas na verdade não é. O uso de óleos não provoca acne, mas de fato ajuda a selar a umidade na pele e mantê-la saudável. Outro mito é que usar água quente ajuda a curar a pele seca. Ao contrário, a água quente pode desidratar a pele ainda mais, aumentando os sintomas. Se possível, sempre limpe a pele com água morna.

Cuide da sua pele

Agora que você conhece os mitos e verdades sobre a pele seca, está melhor preparado cuidar bem da sua pele. Veja outras dicas e matérias do blog para manter sempre uma pele saudável.

Compartilhe com um amigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email