Drenagem Linfática Caseira

Por que a drenagem linfática caseira pode ser perigosa para saúde?

A drenagem linfática manual é uma técnica de terapia corporal ou facial. Ela tem como objetivo aumentar o volume e a quantidade de líquidos transportados pelos vasos e dutos linfáticos. Isso é feito por meio de manobras que se assemelham ao trabalho fisiológico do organismo. Ela diminui a retenção de líquidos, aumenta a oxigenação dos tecidos e favorece a eliminação de toxinas.

Benefícios da Drenagem Linfática

Os benefícios da drenagem linfática vão muito além da estética. Essa terapia contribui para uma melhora da circulação, na resolução de edemas causados por problemas vasculares. Também auxilia nas oscilações hormonais, pós-cirurgias reparadoras e/ou estéticas ou durante o período gestacional.

Exatamente pela complexidade do sistema linfático e do corpo humano de uma forma geral é que se deve optar por profissionais habilitados e bem preparados para tratar as suas queixas. Sejam elas a melhora no aspecto da celulite, do inchaço ou de um caso pós-operatório.

Muitos veem somente como mais um tipo de massagem. No entanto, existem contraindicações que devem ser avaliadas caso a caso para saber se o paciente está ou não em condições favoráveis para receber tal procedimento.

Os perigos da drenagem linfática “caseira”

Com a facilidade da internet temos acesso a uma infinidade de informações. Porém, devemos filtrá-las para evitar práticas inadequadas e que não são baseadas em estudos científicos.

Existem casos em que assistem a vídeos caseiros em redes sociais para aprender a fazer a auto drenagem. No entanto, essa prática pode trazer consequências sérias à pessoa que tiver contraindicações que o impeçam de passar pela terapia, tais como: febre, pressão alta sem o devido acompanhamento, alterações renais crônicas e câncer.

Outras contraindicações. Lesões preexistentes não diagnosticadas, que podem sofrer influência com a ativação do sistema linfático: tumores, tuberculose e trombose. Ou seja, se a pessoa não conhece suas limitações e a direção que deve ser encaminhada a linfa ou a drenagem não terá nenhum efeito benéfico ao corpo ou irá piorar um quadro de saúde.

Dessa forma, a auto drenagem até pode ser feita, porém não dispensa a orientação de um profissional capacitado. Ele poderá verificar se o paciente está fazendo da forma correta. Por isso, não vale a pena economizar quando o que está em jogo é a sua saúde. Afinal, o barato pode sair muito caro.

Estabelecimentos sérios, comprometidos com o serviço prestado e com a integridade de seus pacientes, tem a preocupação de selecionar profissionais capacitados, devidamente cadastrados e ativos em seus conselhos ou categorias de classe, o que garante maior conforto e segurança ao paciente. Além disso, os locais destinados a isso contam com uma infraestrutura apropriada para que esta experiência seja ainda mais prazerosa, com ambientes aconchegantes que garantem total privacidade e relaxamento.

Você encontra na Mitras Estéticas diversos tipos de massagem, dentre elas a drenagem linfática. São duas unidades em São Paulo com profissionais altamente capacitados. Entre em contato e agende sua sessão agora.

Compartilhe com um amigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email