Cuidados ao tomar sol durante o verão
Cuidados ao tomar sol durante o verão

Principais cuidados durante à exposição solar

A exposição solar, é considerada fundamental para a saúde devido aos diversos benefícios, dentre eles a intensificação da vitamina D no organismo. Entretanto, a sua exposição de forma excessiva pode contribuir com o envelhecimento precoce da pele, podendo ocasionar queimaduras e até mesmo, o fatídico câncer de pele.

Desta forma, é importante salientar quais os principais cuidados devem ser tomados, para que os danos no organismo não sejam intensificados no decorrer do tempo.

Dentre estes, é importante evitar a exposição solar entre às 10h e 16h, pois os raios solares são considerados mais fortes e intensos; Realizar a cobertura apropriada de áreas consideradas expostas, através de vestimentas adequadas; Utilizar óculos escuros e chapéus de abas largas, que proporcionem maior proteção do rosto e corpo; Beber bastante e utilizar protetor solar, com fator de proteção (FPS) elevado.

Quais os principais riscos ao se expor constante à radiação solar?

Quando a exposição aos raios solares ocorre de maneira intensificada, principalmente em determinadas estações do ano como o verão, diverso problemas de saúde podem ser intensificados.

Dentre os mais comuns, podem ser destacados o processo de desidratação, que se encaixa numa condição de perda de água através a transpiração;

Queimaduras na pele, principalmente às pessoas de clara e sensibilizada;

Ocasionar o envelhecimento precoce da pele, pois os raios solares aceleram o aparecimento de rugas e até mesmo, manchas na pele;

Problemas oculares, devido ao excesso de luminosidade e o aceleramento da degeneração macular;

Melasmas, que é um tipo de condição que atinge constantemente o público feminino, através do aparecimento de manchas escurecidas na pele;

Câncer de pele, que pode possuir uma variada classificação, exigindo constantes cuidados; e até mesmo a reativação do herpes, que devido à excessiva exposição solar, pode ocorrer a reativação viral.

Alguns outros problemas como acne, vitiligo e até mesmo lúpus, podem ser intensificados através da excessiva exposição ao sol.

É preciso evitar algum tipo de alimento, durante a exposição solar?

Os cuidados com a digestão, devem ser levados em conta quando se fala a respeito do processo de exposição solar.

Deste modo, se recomenda evitar o abuso de bebidas alcóolicas e alimentos açucarados ou com cafeína, pois acabam contribuindo a perda de água no organismo.

Alguns preparos alimentares, que possuem elevada adição de azeite e leite de coco, além do consumo de massas e carnes vermelhas, devem ser repensados neste momento.

As frutas consideradas cítricas como limão, tangerina e mexerica, podem ocasionar grandes lesões na pele, como até mesmo queimaduras de segundo grau.

Ao realizar o seu consumo, é possível observar a formação de uma mancha avermelhada na pele, cerca de trinta minutos após a exposição solar, nestes casos, se recomenda lavar bem com água corrente a região atingida e procurar ajuda profissional.

Quais os demais produtos podem afetar a pele, durante a exposição solar?

O uso de perfumes e até mesmo maquiagens, podem contribuir com o surgimento de manchas na pele, não combinando deste modo com banhos de mar, cachoeira e piscina.

Se recomenda verificar a composição dos produtos no seu rótulo, para evitar surpresas consideradas desagradáveis.

Compartilhe com um amigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email